A DIFERENÇA ENTRE A ARTE E OS OBJETOS DA REALIDADE....

Blog de amagiadeeducar :A Magia de Educar, A DIFERENÇA ENTRE A ARTE E OS OBJETOS DA REALIDADE....

 Na introdução do livro Arte de Cesar Coll e Ana Teberosky encontramos um texto que nos faz refletir sobre a arte. Vamos lá? Continuemos a repensar a arte enquanto currículo escolar?

 

“Qual a diferença entre um caracol de verdade , e o desenho de um caracol e a sua foto? E qual a semelhança? Quais são as semelhanças e as diferenças entre os sons e as melodias? Sabemos que não são a mesma coisa. Com um caracol de verdade podemos brincar, olhar por dentro, jogá-lo, fazer ruídos. Sabemos que uma foto ou um desenho de um caracol pode ser muito semelhante ao caracol de verdade, mas não são iguais porque a foto e o desenho são planos, feitos sobre um papel.

 

Sabemos todas essas coisas porque podemos desenhar caracóis ou fotografá-los. Da mesma forma , podemos imitar o barulho da chuva com o ritmo da música ou usar nosso corpo e nossa voz para imitar outras pessoas . Desenhar, fotografar, produzir sons musicais ou imitar são atividades artísticas que todos nós podemos realizar.

 

Quando essas atividades são feitas Por especialistas, dizemos que produzem obras de arte. Por outro lado, ver como os artistas trabalham ou apreciar suas obras nos possibilita aprender muitas coisas sobre arte

 

. Aprendendo quais são os elementos que intervêm no desenho, na música ou no teatro, analisando esses elementos e observando como são produzidos, podemos compreender melhor no que consistem as obras de arte e qual a diferença entre eles e os objetos da realidade.

 

 Enfim podemos conhecer a arte não só realizando atividades artísticas, mas também visitando um museu, indo a um conserto, ouvindo uma gravação, assistido a um espetáculo de a dança ou de teatro. Essas atividades fazem parte de nossas experiências diretas com as obras de arte. Podem ser complementadas com perguntas aos adultos sobre, por exemplo, as qualidades de uma obra de arte.

 

 Realizar atividades artísticas, apreciar obras de arte e perguntar sobre suas qualidades pode ser completado, finalmente, com leituras e observações de livros sobre arte.”

 

 Para aprender lendo e olhando e assim compreender em que consiste a qualidade artística muitas vezes são coisas diferentes no cotidiano da vida. È necessário se educar para participar de momentos em que a arte se encontra.

 

 Percebe –se que, muitas vezes, estar participando de momentos como este as crianças, mesmo adultos o fazem conversando, brincando,comendo, no entanto devemos lembrar que para tudo tem o momento certo.E aprende se participando, participando.

 

 Os pais devem ser os incentivadores desta prática, e combinar com os pequenos como participa de atividades artísticas. Que é bem diferente de assistir uma partida de futebol...

 

 É antes de mais nada apreciar cada detalhe de um espetáculo artístico, e que a sensibilidade para tanto deve está sendo trabalhada.

 

E a escola deve dar esta continuidade constuindo suas regras, todas as vezes, que estar preparando os alunos para um momento deste, como um espetáculo a ser assistido.

 

 A escola tem o hábito de fazer seus auditórios é preciso sensibilizar nos alunos o prazer com sua participação, este é um bom princípio.

Ana, Arte, Cesar, Coll, curriculo, escolar, livro, Teberosky

quarta 28 julho 2010 18:32 , em Educacão escolar



1 Fan

Nenhum comentário A DIFERENÇA ENTRE A ARTE E OS OBJETOS DA REALIDADE....



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (184.73.104.82) para se identificar     



Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para amagiadeeducar

Precisa estar conectado para adicionar amagiadeeducar para os seus amigos

 
Criar um blog